Nas últimas décadas temos visto uma explosão no desenvolvimento de pequenas casas em resposta ao tamanho reduzido das famílias, a densidade das cidades, as demandas dos cidadãos de hoje e a subida no preço por metro quadrado da propriedade. Essas pequenas casas apresentam a solução ideal para profissionais ocupados, casais sem filhos e adultos que querem viver sozinhos ou com parceiros. Longe do conceito do século passado, onde o poder e a importância foram refletidas pelo tamanho de uma casa, casas pequenas (também conhecidas como "mini-casas") apostaram sua alegação no desenvolvimento da arquitetura atual. Em resposta ao aumento deste tipo de pequena propriedade, várias empresas e marcas criaram e desenvolveram produtos especificamente para estes espaços compactos, marcando uma tendência baseada na economia de recursos e ideias minimalistas.
DOMESPACE 72 m² - Quimper, França |
MINI HOUSES (FKG) é uma coletânea de quase 700 páginas de edifícios compactos + uma seleção de tendências para a falta de espaço, como mobiliário e decoração. Cada imagem vem com uma informação básica: a área em que ocupa.
Desde de pequenas casinhas nas árvores até modernas construções em centros movimentados. O que mais me chamou atenção foi a predominância de arquitetos e engenheiros japoneses! O Japão, já se sabe, é um país de densidade demográfica elevada e as soluções para isso não faltam. Algumas plantas são tão complexas que é preciso uma analise até profunda: como cabe cozinha-banheiro-quarto-sala em menos de 11 m²?
KITHOUSE K3 - 11 m² |
Apesar de ter gostado bastante, achei a maioria dos projetos um pouco elitizado. São compactos, mas muitas vezes não são baratos. Acho que o maior desafio seria criar um projeto como este que fosse acessível a todas as classes sociais, porque na realidade são as pessoas mais pobres que não têm meios para comprar uma casa grande ou um terreno para construir. Acho que dessa forma a democratização desses espaços aconteceria: casas pequenas e próximas dos centros das cidades para ambos os lados, aqueles que não podem comprar uma casa grande e aqueles que procuram conforto e praticidade.
HOUSE IN CHELSEA - New York |
Fonte: MINI HOUSES
Editorial project: LOFT Publications Barcelona, Espanha.
Nenhum comentário:
Postar um comentário