terça-feira, 23 de novembro de 2010

Filme: O Escafandro e a Borboleta

Filme: O Escafandro e a Borboleta

Ficha técnica
título original: (Le Scaphandre et le Papillon)
lançamento: 2007 (EUA)
direção:Julian Schnabel
atores:Mathieu Amalric, Emmanuelle Seigner, Marie-Josée Croze, Anne Consigny.
duração: 112 min
gênero: Drama

Sinopse
Jean-Dominique Bauby (Mathieu Amalric) tem 43 anos, é editor da revista Elle e um apaixonado pela vida. Mas, subitamente, tem um derrame cerebral. Vinte dias depois, ele acorda. Ainda está lúcido, mas sofre de uma rara paralisia: o único movimento que lhe resta no corpo é o do olho esquerdo. Bauby se recusa a aceitar seu destino. Aprende a se comunicar piscando letras do alfabeto, e forma palavras, frases e até parágrafos. Cria um mundo próprio, contando com aquilo que não se paralisou: sua imaginação e sua memória.

Primeira reação ao começar o filme é a de inquietação, uma cena como se o expectador acordasse do coma, uma coisa surreal: imagens distorcidas, as vozes que vem de longe, quase um transe. E aí logo depois vem o baque da realidade, não poder se mexer, não conseguir falar, falar e as pessoas não ouvirem...
o Escafandro e a borboleta é baseado no livro, de mesmo nome, de Jean-Dominique Bauby, que é o protagonista da história. Como não consegue aprender a falar, conta a sua história pelo piscar de olhos. É um filme muito tocante. Não só faz pensar sobre o valor da vida, mas também sobre a espera da morte, a revolta de se tornar de certa forma impotente diante dela. Mas superando-a.

Nenhum comentário:

Postar um comentário